quarta-feira, 21 de março de 2012

Gandhi : a timidez por trás de um líder

     por Fernanda Viviani


 Por trás de todo líder ou personalidades de destaque há um ser humano como outro qualquer, com suas virtudes e deficiências. Gandhi é um ótimo exemplo, uma personalidade tão cultuada ao redor de todo o planeta e que alcançou a paz sem usar artifícios de violência, livrando a Índia da repressão do imperialismo. 
      Mas, nem todos sabem que ele era extremamente tímido, fracassou como advogado no início da carreira e se tornou um grande líder após ter passado por um episódio de preconceito em um trem na África do Sul.
      Contudo,  foi além das dificuldades e se superou. Espero que a história dele os inspire e dê força para viver. Deixo vocês com as palavras de Mahatma Gandhi * :


     ´´ Não que eu não fosse tentado a tomar a palavra; mas sentia-me perdido e não sabia como exprimir-me. (...) Não tinha coragem de tomar a palavra; resolvi pois lançar minhas ideias no papel. (...) Durante toda a minha permanência na Inglaterra, a timidez não me deixou (...) Foi somente na África do Sul que sobrepujei a timidez, sem jamais, contudo, liberar-me completamente dela. (...) 
      Devo dizer que, afora o ridículo a que me expunha de quando em quando, essa timidez natural nunca me trouxe desvantagens. Muito ao contrário, parece-me claramente que só me  trouxe  vantagens. 
      A minha palavra hesitante, que a princípio me causou um grande aborrecimento, tornou-se-me fonte de prazer. O seu maior benefício foi o de ensinar-me a economia das palavras. Adquiri, naturalmente, o hábito de sintetizar o meu pensamento. E hoje posso afirmar o seguinte: que raramente escapa um desatino da minha pena ou da minha língua. (...) 
     Isso me poupou muitas desgraças e perda de tempo. A experiência ensinou-me que o silêncio tem a sua parte na disciplina espiritual de todos aqueles que se votaram à verdade.  (...) 
     Toda essa tagarelice dificilmente pode prestar um serviço útil ao mundo. Resulta num tal desperdício de tempo! Na realidade, a minha timidez foi para mim uma égide, um escudo. Permitiu que eu me desenvolvesse. Ajudou-me a discernir a verdade.´´




´´ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita.´´
( Gandhi)


´´ A vida é maior do que toda a arte. Vou além e declaro que o homem cuja vida mais se aproxima da perfeição é o maior artista. ´´ 
( Gandhi)


´´O amor é a força mais sutil do mundo.´´
( Gandhi) 


* fonte: GANDHI, Mohandâs: Minha vida e minhas eperiências com a verdade, 1964. 
( cápitulo XVIII Timidez, minha égide) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário