por Fernanda Viviani
Em sânscrito a palavra mandala significa círculo, mas também pode ser conhecida como círculo mágico ou concentração de energia. É encontrada em culturas de épocas mais remotas, como nas dos índios pele vermelha e também em diversas formas espalhadas pelo universo, nas células, no embrião e nas estrelas do céu.
Atualmente, ela pode ser utilizada para decoração, meditação e até mesmo cura emocional e de ambientes carregados energeticamente. Quando a pessoa trabalha com mandalas os benefícios são muitos e atuam no físico, emocional e energético.
As vantagens de seu uso são variadas, tais como: prevenção contra estresse, aumento da atenção e concentração. Além disso, o símbolo traz calma, paz interior, maior criatividade e expande a consciência.
Quando alguém cria uma mandala está trazendo para o mundo exterior suas emoções e alcançando um maior equilíbrio. No final do trabalho temos um exercício de autoconhecimento, pois as cores e formas geométricas escolhidas revelam muito sobre quem as criou.
Fazendo sua própria mandala:
Usar o poder deste poderoso círculo não é uma tarefa difícil e pode ser muito prazerosa. Segue abaixo algumas dicas de como elaborar a sua mandala:
- Com um compasso faça um círculo em uma folha de papel branca
- Dentro dele use a sua imaginação e desenhe formas geométricas
- Expresse seus sentimentos colorindo o desenho com cores vibrantes
Caso você ache difícil desenhar, seria interessante comprar livros onde elas já estão prontas. Assim, resta apenas colorir e se divertir .
O livro Mandalas para colorir, de Marinice Valleta, é uma boa opção. Na Livraria da Cultura ele custa 32 reais e pode ser comprado pelo site, através do link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário